CULINÁRIA
A proposta da Oficina de Culinária é abrir a porta do mundo colorido, gostoso e principalmente saudável da culinária para as crianças, por meio de momentos lúdicos relacionados à descoberta de novos sabores.
Nos encontros semanais, as crianças são estimuladas a incrementar seu paladar e dieta com legumes, frutas e outros ingredientes que vão abrir os horizontes para novas escolhas alimentares.
De forma lúdica, as crianças são os verdadeiros chefs. E, com a “mão na massa”, aprendem sobre proporções, manuseio adequado de ingredientes, armazenamento e higienização.
Sem ir pelo caminho mais radical, o trabalho procura apresentar às crianças receitas gostosas e enriquecidas, como brownies de chocolate que incluem espinafre e cenoura, por exemplo, incentivando o despertar de um novo interesse por esses ingredientes.
Um dos ingredientes para essa química toda funcionar e chamar a atenção das crianças é, com frequência, ter na aula os ingredientes in natura e a receita pronta, dessa maneira as crianças podem se surpreender com algo saboroso, que contém alimentos muitas vezes (até então) rejeitados.
Como acreditamos que a alimentação é pedagógica, outro aspecto a ser trabalhado é o contato e conhecimento dos alimentos, já que atualmente é muito comum crianças que não sabem, por exemplo, o que é uma cenoura e nem como é o seu formato na hora da colheita. Assim, as aulas não contam apenas com a receita, mas com o trabalho de todo o ciclo do alimento, desde o plantio de mudas e sementes germinadas até a história do alimento, com sua origem e cultura, além de atividades práticas que envolvam arte e criatividade.
CULINÁRIA
A proposta da Oficina de Culinária é abrir a porta do mundo colorido, gostoso e principalmente saudável da culinária para as crianças, por meio de momentos lúdicos relacionados à descoberta de novos sabores.
Nos encontros semanais, as crianças são estimuladas a incrementar seu paladar e dieta com legumes, frutas e outros ingredientes que vão abrir os horizontes para novas escolhas alimentares.
De forma lúdica, as crianças são os verdadeiros chefs. E, com a “mão na massa”, aprendem sobre proporções, manuseio adequado de ingredientes, armazenamento e higienização.
Sem ir pelo caminho mais radical, o trabalho procura apresentar às crianças receitas gostosas e enriquecidas, como brownies de chocolate que incluem espinafre e cenoura, por exemplo, incentivando o despertar de um novo interesse por esses ingredientes.
Um dos ingredientes para essa química toda funcionar e chamar a atenção das crianças é, com frequência, ter na aula os ingredientes in natura e a receita pronta, dessa maneira as crianças podem se surpreender com algo saboroso, que contém alimentos muitas vezes (até então) rejeitados.
Como acreditamos que a alimentação é pedagógica, outro aspecto a ser trabalhado é o contato e conhecimento dos alimentos, já que atualmente é muito comum crianças que não sabem, por exemplo, o que é uma cenoura e nem como é o seu formato na hora da colheita. Assim, as aulas não contam apenas com a receita, mas com o trabalho de todo o ciclo do alimento, desde o plantio de mudas e sementes germinadas até a história do alimento, com sua origem e cultura, além de atividades práticas que envolvam arte e criatividade.