CERÂMICA

Acompanhando o homem desde a Pré-História, a arte da cerâmica, de gestos simples e precisos, mantém-se viva pelo latente desejo humano de dar forma a luminárias, móbiles, jogos de tabuleiro, animais, fantoches, bonecos, caixas, canecas, pratos, bules, vasos e esculturas. Por meio de técnicas especiais de modelagem manual da argila e queima em forno de alta temperatura, esses objetos adquirem resistência e beleza.

Trabalhar com argila é uma excelente maneira de desenvolver a habilidade tátil das crianças. De natureza tridimensional, o barro dá oportunidade aos pequenos de pensarem em estruturas, formas e figuras. Assim, as crianças conhecem a argila e sua capacidade de absorver gestos, sentimentos e desejos.

Colocam a mão na massa a partir de técnicas de modelagem, textura e pintura, o que exige idealizar e imaginar, além de criar e materializar. Nesse exercício, experimentam a transformação do barro mole, a partir de sua vontade e criatividade, em um objeto tridimensional, concreto, sólido e estruturado. Esse processo possibilita ao aluno trabalhar de forma criativa em sua ideia, entendendo as adaptações que podem ser feitas para atingir a forma desejada.

Além do desenvolvimento de um conjunto de habilidades motoras e mentais, a atividade reflete notavelmente no desenvolvimento interior do aluno, seja de seu potencial expressivo, ampliando os recursos de comunicação na linguagem plástica, seja de seu equilíbrio emocional e de sua flexibilidade, fortalecendo-o para enfrentar frustrações e perdas. Os esforços nesse processo são premiados ainda com a materialização das formas imaginadas.

CERÂMICA

Acompanhando o homem desde a Pré-História, a arte da cerâmica, de gestos simples e precisos, mantém-se viva pelo latente desejo humano de dar forma a luminárias, móbiles, jogos de tabuleiro, animais, fantoches, bonecos, caixas, canecas, pratos, bules, vasos e esculturas. Por meio de técnicas especiais de modelagem manual da argila e queima em forno de alta temperatura, esses objetos adquirem resistência e beleza.

Trabalhar com argila é uma excelente maneira de desenvolver a habilidade tátil das crianças. De natureza tridimensional, o barro dá oportunidade aos pequenos de pensarem em estruturas, formas e figuras. Assim, as crianças conhecem a argila e sua capacidade de absorver gestos, sentimentos e desejos.

Colocam a mão na massa a partir de técnicas de modelagem, textura e pintura, o que exige idealizar e imaginar, além de criar e materializar. Nesse exercício, experimentam a transformação do barro mole, a partir de sua vontade e criatividade, em um objeto tridimensional, concreto, sólido e estruturado. Esse processo possibilita ao aluno trabalhar de forma criativa em sua ideia, entendendo as adaptações que podem ser feitas para atingir a forma desejada.

Além do desenvolvimento de um conjunto de habilidades motoras e mentais, a atividade reflete notavelmente no desenvolvimento interior do aluno, seja de seu potencial expressivo, ampliando os recursos de comunicação na linguagem plástica, seja de seu equilíbrio emocional e de sua flexibilidade, fortalecendo-o para enfrentar frustrações e perdas. Os esforços nesse processo são premiados ainda com a materialização das formas imaginadas.

Conheça o período integral do Oswald
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