DANÇA

Considerando a dança como uma das formas privilegiadas de expressão do corpo criativo, o curso propõe um espaço onde as crianças possam desenvolver uma maior percepção de seu corpo e de seu movimento com base em princípios da dança contemporânea, release, educação somática e das danças, brincadeiras e jogos presentes nas culturas populares brasileiras. Qualidades e capacidades expressivas são desenvolvidas por meio da percepção corporal e do reconhecimento das distintas qualidades de movimento.

O conhecimento do próprio corpo em movimento – coordenar movimentos, equilibrar o tônus, explorar o espaço pessoal-físico-social, reconhecer os diferentes ritmos, reconhecer limites entre seu corpo e o corpo do outro, dançar no e com o grupo – é fundamental para o desenvolvimento psicomotor das crianças e contribui para o desenvolvimento do potencial expressivo e criativo de cada aluno dentro de um contexto coletivo.

O desenvolvimento psicomotor, a socialização e o processo criativo são trabalhados ludicamente, tornando possível a expressão do corpo criativo na dança. Nas aulas, o trabalho será desenvolvido a partir de técnicas criadas com base nas danças moderna, contemporânea, clássica e ioga, que trabalha fundamentalmente a respiração na realização de movimentos, com foco no “soltar, relaxar, liberar”.

O curso trabalhará:

  • atividades desenvolvidas a partir de conhecimentos da educação somática, com e sem materiais proprioceptivos;
  • brincadeiras da cultura infantil;
  • conteúdos da arte do movimento/dança educativa – Fatores de movimento (espaço, tempo, peso, fluência), exploração de direções e níveis;
  • danças populares brasileiras (frevo, bumba meu boi, maracatu, cirandas, samba, cacuriás e outras);
  • improvisação e investigação criativa;
  • dança como processo criativo e expressivo;
  • interfaces com outras linguagens e áreas do conhecimento, como artes visuais, música e teatro;
  • exercícios da técnica release: respiração, contração e relaxamento;
  • atividades lúdicas com posturas e ensinamentos da ioga;
  • atividades em duplas, trios e grupos de escuta coletiva;
  • apreciação artística.

Vestimenta: roupa de tecido flexível.

DANÇA

Considerando a dança como uma das formas privilegiadas de expressão do corpo criativo, o curso propõe um espaço onde as crianças possam desenvolver uma maior percepção de seu corpo e de seu movimento com base em princípios da dança contemporânea, release, educação somática e das danças, brincadeiras e jogos presentes nas culturas populares brasileiras. Qualidades e capacidades expressivas são desenvolvidas por meio da percepção corporal e do reconhecimento das distintas qualidades de movimento.

O conhecimento do próprio corpo em movimento – coordenar movimentos, equilibrar o tônus, explorar o espaço pessoal-físico-social, reconhecer os diferentes ritmos, reconhecer limites entre seu corpo e o corpo do outro, dançar no e com o grupo – é fundamental para o desenvolvimento psicomotor das crianças e contribui para o desenvolvimento do potencial expressivo e criativo de cada aluno dentro de um contexto coletivo.

O desenvolvimento psicomotor, a socialização e o processo criativo são trabalhados ludicamente, tornando possível a expressão do corpo criativo na dança. Nas aulas, o trabalho será desenvolvido a partir de técnicas criadas com base nas danças moderna, contemporânea, clássica e ioga, que trabalha fundamentalmente a respiração na realização de movimentos, com foco no “soltar, relaxar, liberar”.

O curso trabalhará:

  • atividades desenvolvidas a partir de conhecimentos da educação somática, com e sem materiais proprioceptivos;
  • brincadeiras da cultura infantil;
  • conteúdos da arte do movimento/dança educativa – Fatores de movimento (espaço, tempo, peso, fluência), exploração de direções e níveis;
  • danças populares brasileiras (frevo, bumba meu boi, maracatu, cirandas, samba, cacuriás e outras);
  • improvisação e investigação criativa;
  • dança como processo criativo e expressivo;
  • interfaces com outras linguagens e áreas do conhecimento, como artes visuais, música e teatro;
  • exercícios da técnica release: respiração, contração e relaxamento;
  • atividades lúdicas com posturas e ensinamentos da ioga;
  • atividades em duplas, trios e grupos de escuta coletiva;
  • apreciação artística.

Vestimenta: roupa de tecido flexível.

Conheça o período integral do Oswald
Conheça o período integral do Oswald