
ROBÓTICA ARTDUÍNO
O curso ArtDuino – Eletrônica e Robótica criativa com uso de arduino é ministrado em parceria com o Coletivo Sanga. A proposta procura, de maneira coletiva, introduzir a programação, a eletrônica, a robótica e o arduino. O arduino é um microcontrolador e uma plataforma criada para ensinar princípios básicos de automação, usado como uma primeira etapa no processo de prototipação de produtos úteis para o dia a dia. Mas qual seria seu potencial criativo? Nessa oficina extracurricular, serão investigados conceitos relativos às artes, à tecnologia e à ciência para desvendar as possibilidades poéticas e expressivas dessa plataforma.
O curso tem como objetivo utilizar o arduino como suporte para diferentes projetos criativos que nos permitam refletir a respeito das fronteiras entre arte, ciência e tecnologia.
Também buscará:
– Apropriação do arduino como ferramenta;
– Ampliação do repertório artístico, científico e tecnológico;
– Desenvolvimento de poéticas próprias;
– Novas abordagens da história da arte, da ciência e da tecnologia;
– Reflexões sobre o impacto do atual estágio do desenvolvimento tecnológico nos dias de hoje;
– Abordagem interdisciplinar de conteúdos das áreas de Ciências Naturais, Matemática, Língua Portuguesa e Arte.

ROBÓTICA ARTDUÍNO

O curso ArtDuino – Eletrônica e Robótica criativa com uso de arduino é ministrado em parceria com o Coletivo Sanga. A proposta procura, de maneira coletiva, introduzir a programação, a eletrônica, a robótica e o arduino. O arduino é um microcontrolador e uma plataforma criada para ensinar princípios básicos de automação, usado como uma primeira etapa no processo de prototipação de produtos úteis para o dia a dia. Mas qual seria seu potencial criativo? Nessa oficina extracurricular, serão investigados conceitos relativos às artes, à tecnologia e à ciência para desvendar as possibilidades poéticas e expressivas dessa plataforma.
O curso tem como objetivo utilizar o arduino como suporte para diferentes projetos criativos que nos permitam refletir a respeito das fronteiras entre arte, ciência e tecnologia.
Também buscará:
– Apropriação do arduino como ferramenta;
– Ampliação do repertório artístico, científico e tecnológico;
– Desenvolvimento de poéticas próprias;
– Novas abordagens da história da arte, da ciência e da tecnologia;
– Reflexões sobre o impacto do atual estágio do desenvolvimento tecnológico nos dias de hoje;
– Abordagem interdisciplinar de conteúdos das áreas de Ciências Naturais, Matemática, Língua Portuguesa e Arte.